Chá de Hibisco: Como fazer? Benefícios e contra indicações

Muitas dúvidas e mitos são especulados quando falamos sobre chá de hibisco. Emagrecimento? Equilíbrio hormonal? Fertilidade? Essas são apenas algumas das milhares de questão que são levantadas sobre o chá de hibisco.

Primeiramente, essa bebida conta com diversas substâncias antioxidantes, como os flavonoides, especialmente as antocianinas, que possuem efeito cardioprotetor, vasodilatador e auxiliam muito a evitar o acúmulo de gorduras em nossos corpos, que ocorre, pois, o chá reduz a adipogênese, processo em que a produção de células de gordura, os adipócitos, em excesso, leva ao acúmulo de gordura no corpo.

Chá-de-Hibisco

Chá de Hibisco

Para que serve o chá de hibisco?

Ok, dado isso nos perguntamos…, Mas então, para o que serve o chá de hibisco exatamente? Os antigos costumavam a tomar essa bebida para se refrescarem e também para controlar a temperatura corporal. Em outros lugares ela serve para acalmar a mente e melhorar problemas de sono.

Porém, atualmente esta bebida vem sendo popularmente utilizado para queimar gordura, reduzir o inchaço, melhorar o funcionamento intestinal e controlar o colesterol. Além de, baixar a pressão arterial e proteger as funções dos rins e do fígado.

O chá de hibisco emagrece?

Como dito acima pelo Pequena Mila, o chá de hibisco emagrece SIM. Pois contém um inibidor que bloqueia a produção de amilase, enzima que transforma o amido em açúcar.

Beber o chá após as refeições vai ajudar a reduzir a absorção de carboidratos, e então a perda de peso tão desejada.

Quem não deve tomar?

O chá de hibisco é natural e indefeso, porém ainda existem algumas contraindicações para certos grupos de pessoas como:

Gestantes e lactantes, devido a possível alteração no equilíbrio dos hormônios e ação sobre a musculatura uterina, podendo causar complicações durante a gravidez e até abortos espontâneos consequentes da ingestão excessiva.

Pessoas com pressão baixa, podendo favorecer em conjunto a ação diurética e a redução da pressão arterial, causando quedas acentuadas em pessoas que apresentem tendência à hipotensão.

Pessoas com pressão alta, devido ao efeito anti-hipertensivo da ação diurética.

Como fazer o chá de hibisco?

Se você está interessado nessa bebida vai querer saber como fazer, certo? Então vamos lá! Coloque a água para ferver e, quando começar a levantar fervura, apague o fogo. Depois acrescente as flores de hibisco, tampe o recipiente e deixe repousando por 10 minutos antes de coar e beber.

A proporção ideal é: 2 colheres (de sopa) de hibisco seco ou 2 sachês de chá e 1 litro de água em início de fervura.

O indicado são de 3 a 4 xícaras deste chá diariamente, meia hora antes das principais refeições e deve ser ingerido sem açúcar para que alcance o efeito esperado.

Chá de hibisco com gengibre

  • 500ml de água
  • 2 colheres de sopa de flor de hibisco desidratada
  • 1 colher de sobremesa rasa de gengibre em pó ou um pedaço pequeno da raiz

Leve a água ao fogo e retire logo que começarem a se formar bolinhas, antes de levantar fervura. Coloque as flores de hibisco e o gengibre no líquido. Tampe a mistura durante 10 a 15 minutos e, em seguida, beba quente ou gelado.

Chá de hibisco com canela

  • 200 ml de água;
  • 5 gramas de flor de hibisco seca;
  • Canela em pau.

Leve a água para ferver então, desligue, acrescente a flor de hibisco e canela e deixe tampado por 5 minutos em infusão. Coe e consuma quente ou morno.

Chá de hibisco com cavalinha

  • 5 colheres de hibisco;
  • 3 colheres de cavalinha;
  • 1 litro de água.

Ferva a água e adicione as ervas ao mesmo tempo. Desligue, tampe e espere amornar por 10 minutos. Coe e beba em seguida sem adoçar. Opte pela a erva natura para benefícios com mais potência.

O post Chá de Hibisco: Como fazer? Benefícios e contra indicações apareceu primeiro em Pequena Mila.

Vote
Compartilhe